Energia Renovável
Investimento em geração hidrelétrica, eólica e solar desde 2009
Desde a sua fundação, a Casaforte já investiu em projetos de geração de energia renovável que totalizam mais de 1,2 GW de capacidade instalada.
Em 2009, a Casaforte iniciou os investimentos no setor através da implantação de projetos de geração de energia hidrelétrica (PCH e CGH) que totalizam 16 MW, no oeste de Santa Catarina. Em paralelo, a empresa investiu no desenvolvimento de projetos de geração de energia eólica com mais de 1 GW de capacidade total, localizados no norte da Bahia. O portfólio de projetos hidrelétricos e eólicos foi alienado em 2022
Em 2017, a Casaforte iniciou os investimentos em energia solar através da implantação de usinas de geração de energia fotovoltaica (UFVs) em Minas Gerais, com capacidade instalada total de 10 MW, arrendadas no ambiente regulatório de Geração Distribuída. As UFVs foram alienadas em 2022.
Em 2019, a empresa lançou o Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura Solar I, também para investimento em UFVs para Geração Distribuída. Em 2024, o Fundo Solar I já comprometeu todo seu capital para investimento na implantação de projetos que totalizam 45 MW, localizados nos estados de Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Piauí.
Para dar continuidade aos investimentos em Geração Distribuída, a Casaforte lançou em 2022 o Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura Solar II. Até 2024, o Fundo Solar II já investiu no desenvolvimento e implantação de projetos que totalizam mais de 120 MW, localizados nos estados do Ceará, Pará e Pernambuco.