A Empresa

A Casaforte é uma gestora de investimentos em private equity cuja missão é gerar retornos absolutos superiores para os seus clientes através de investimentos em empresas nas quais participa ativamente da gestão.

Fundada em 2009, sua equipe é formada por profissionais com sólida e bem-sucedida experiência em private equity, finanças corporativas, consultoria estratégica e gestão de empresas. 

Desde a sua fundação, a empresa atua na originação e gestão de investimentos sustentáveis nos setores de alimentos e bebidas, geração de energia de fontes renováveis, mineração e químico, e se consolidou como uma gestora que detém um portfólio de empresas e projetos que se destacam nos mercados em que atuam. 

Atualmente, a Casaforte possui mais de 100 investidores individuais e institucionais que investem através de Fundos de Investimento em Participações (FIP) e outros veículos de investimento com estratégias pré-definidas.

Valores

Ética
Foco em resultado
Trabalho em equipe
Meritocracia
Excelência
Sustentabilidade

 

Equipe

FERNANDO BUARQUE

Sócio

Sócio fundador. É diretor executivo, responsável pela gestão dos Fundos Solar I e II e supervisão de todos os veículos de investimento. Atua diretamente na governança dos investimentos como diretor das companhias investidas, responsável pela comercialização da energia e gestão do desenvolvimento, financiamento, implantação e operação dos projetos.

 

Anteriormente, foi sócio e diretor responsável pela área de private equity da Rio Bravo Investimentos, onde atuou como gestor de 2001 a 2008. Antes de 2001, trabalhou na engenharia e gestão de diversos projetos de infraestrutura aeronáutica no Brasil.

Fernando é Engenheiro de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e é mestre em Gestão de Projetos pelo University of Manchester Institute of Science and Technology (UMIST).

KRISTOPHER DOWLIN

Sócio

Sócio, Kristopher é diretor executivo da Casaforte Energia desde 2009, responsável pela captação de recursos, originação e estruturação de projetos e comercialização de energia.

Em seus 20 anos de carreira, Kristopher acumulou vasta experiências em finanças corporativas e private equity,  com foco na aquisição e financiamento de projetos e empresas do setor de energia no Brasil e nos EUA. Antes da Casaforte, participou diretamente de operações de M&A e de equity que totalizaram mais de USD 15 bilhões, como executivo do Morgan Stanley, Wasserstein, Perella & Co. e Kleinwort Benson, assessorando clientes como Duke, Endesa, Enel, Iberdrola e Excelon em investimentos no setor elétrico. As transações de privatização no Brasil incluem a a privatização da Gerasul, vendida à Tractebel; da Coelba, vendida à Neoenergia (Iberdrola/Previ); e das empresas de distribuição da CEEE, vendidas à AES e à CPFL.

Também assessorou o BNDES e o Ministério de Minas e Energia na elaboração da regulamentação do setor elétrico, incluindo as PPAs das novas empresas de geração de energia e do Mercado Atacadista de Energia (MAE).

Kristopher se formou com distinção em Economia pelo Vassar College de Nova York.

MARCELO REBOUÇAS

Sócio

Sócio fundador, com relevante experiência na gestão de investimentos de private equity e em consultoria estratégica. Marcelo é diretor de Operações e participa de sua equipe de gestão.

 

Antes da Casaforte, foi gestor de private equity na Rio Bravo Investimentos. Como consultor, foi executivo da Accenture e da Unisys, no Brasil e no México, onde liderou projetos em empresas de varejo e bens industriais nas áreas de estratégia, comércio eletrônico, logística e operações.

Marcelo se formou com distinção em Engenharia de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e concluiu seu MBA pela Warwick Business School.

PEDRO MAGALHÃES

Sócio

Sócio fundador e conselheiro da Casaforte. Foi gestor de investimentos e diretor administrativo financeiro da Ebba, onde hoje atua como CEO desde 2020. Nesse período, acumulou grande experiência em gestão corporativa e foi um dos principais responsáveis pelo crescimento e geração de valor do negócio.

 

Antes da Casaforte, foi sócio e gestor de private equity da Rio Bravo Investimentos.

 

Pedro se formou em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE) e concluiu o MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

ROBERTO CABRAL DE MELO

Sócio

Sócio fundador, possui relevante experiência na gestão de investimentos de private equity, fusões e aquisições e consultoria estratégica. É diretor executivo da Casaforte Mineração, onde liderou, o desenvolvimento de todos os projetos. Atuou diretamente na originação e gestão do desenvolvimento do projeto de titânio de Floresta-PE, incluindo pesquisa mineral, desenvolvimento tecnológico, estudo de viabilidade, aspectos regulatórios, estudos ambientais, incentivos fiscais e financiamento.

 

Antes da Casaforte, fez parte da equipe de private equity da Rio Bravo Investimentos. Como consultor, foi executivo da Bain e McKinsey. Atuou ainda como analista de investimentos do Unibanco e Dresdner Kleinwort Benson.

 

Roberto se formou em Economia pelo IBMEC RJ.

RAFAEL MOURA

Controller

Controller. Iniciou sua carreira na Casaforte em 2010 como analista administrativo-financeiro. Deste então, Rafael vem ampliando suas responsabilidades tornando-se diretor de Compliance e Gestão de Riscos, sendo o principal responsável pela operação administrativa-financeira e de controladoria da Casaforte Investimentos, bem como de algumas empresas investidas.

 

Rafael se formou com distinção em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE), é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e concluiu seu MBA em Gestão de Custos e Controladoria pela Universidade de Pernambuco (UPE).

LORENA ROSSI

Sócia

Sócia. Se juntou à Casaforte em 2019, onde é gestora de investimentos dos Fundos Solar I e II. Também atua diretamente na governança dos investimentos dos Fundos como diretora das companhias investidas.

 

Antes da Casaforte, foi Gerente da equipe de Transaction Advisory Services da EY, responsável pela avaliação econômico-financeira de empresas para fusões e aquisições e determinação de valor justo para ativos de fundos de investimento. Participou de projetos de avaliação de empresas para vários setores, incluindo educação, bens de consumo, logística, concessionárias e real estate.

 

Lorena graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e concluiu o MBA na Fundação Getúlio Vargas (FGV).