top of page
jonny-caspari-383401-unsplash.jpg

Mineração e Química

Em 2010, a Casaforte decidiu investir no desenvolvimento de projetos de mineração. Uma equipe técnica com longa experiência em grandes empresas do setor se uniu à equipe de gestão para definir a estratégia e gerir os investimentos. 

 

Após a análise de diversas oportunidades, a equipe decidiu investir em um projeto de produção de pigmento de dióxido de titânio, constituído por uma planta de mineração e concentração de ilmenita (minério de titânio) integrada à planta de produção do pigmento.

 

TIASA – Projeto de Produção de Pigmento de Dióxido de Titânio

A TIASA - Titânio das Américas S/A, é a empresa titular do projeto de lavra, beneficiamento e transformação química de minério de ilmenita para produção de pigmento de dióxido de titânio, matéria-prima empregada na fabricação de tintas, plásticos e cosméticos.

A empresa realizou extensa pesquisa geológica para garantir o abastecimento de minério no longo prazo para a sua planta de pigmento, certificada por relatório de viabilidade econômica da extração e concentração do minério de acordo com a norma NI 43-10. 

 

Em paralelo, desenvolveu tecnologia própria de processamento químico do minério, para produzir um pigmento de alto valor agregado, com relevante vantagem competitiva de custo.

A tecnologia de processamento químico do minério foi patenteada e testada em laboratório e planta piloto. Todo processo foi auditado pela TZMI, consultoria australiana referência mundial no setor de pigmento de TiO2.

A lavra e o beneficiamento físico do minério serão realizados no município de Floresta, PE. A planta para produção do pigmento será implantada no Polo Petroquímico de Camaçari, BA.

Nesse momento, a Casaforte está captando recursos para co-investir na implantação do projeto. O início da operação está previsto para o final de 2026.

bottom of page